Atletismo: EUA foram o destaque, Etiópia a decepção; Brasil foi melhor que o esperado

Encerrados os Jogos Olímpicos começo a revelar como se saíram minhas previsões em cada esporte. No atletismo o Brasil teve desempenho melhor do que o esperado. Eu havia previsto somente uma prata para Fabiana Murer no salto com vara, mas acabamos conquistando o ouro com Thiago Braz (foto) na prova masculina. Foi uma evolução em relação a Londres-2012, em que não conquistamos nenhuma medalha nesse esporte, mas foi pior que Pequim-2008, quando tivemos um ouro e um bronze (este reconhecido apenas recentemente, com a desclassificação da equipe russa por doping).

braz

Com esse ouro o Brasil ficou em 13o. lugar no quadro de medalhas do atletismo e não em 22o., como eu esperava.

A grande surpresa positiva foram os EUA, que ganharam 13 medalhas de ouro – três a mais do que eu havia previsto. Entre os dez ouros que previ para os estadunidenses acertei oito e errei dois. Outros cinco ouros eu não esperava: dois que eu tinha previsto para a Jamaica (4x100m e 4×400 femininos), dois para o Quênia (400m com barreiras e 1.500m masculinos) e um para a China (arremesso de peso feminino).

O desempenho mais decepcionante foi da Etiópia, de quem eu esperava quatro ouros, mas que só conquistou um. Os etíopes perderam  os 5.000m e a maratona femininas para o Quênia e os 5.000m masculinos para a Grã-Bretanha.

Acertei a posição dos três primeiros (EUA, Quênia e Jamaica) e o número de ouros de quenianos e jamaicanos (seis para cada).

No geral tive um percentual de acerto de resultados de 19,9% e de medalhistas da ordem de 46,1% – pior do que a média das Olimpíadas. Foi um desempenho inferior até a Londres-2012, em que acertei 26,4% dos resultados e 56% dos medalhistas.

Leave a Reply

