Ciclismo de pista: Impulsionados por casal ‘dourado’, britânicos atropelam alemães

Minha previsão, baseada no ranking mundial, era que a Alemanha dominasse o ciclismo de pista e a Grã-Bretanha fosse apenas a terceira força, atrás da Austrália. Mas os britânicos atropelaram minha previsão. Eles conquistaram seis ouros, só um a menos do que em Londres-2012. E cinco desses ouros vieram de um casal!

106042176_Laura_Trott_right_kisses_her_fiance_Jason_Kenny_left_both_of_Britain_after_he_won_the_men27-large_trans++ZgEkZX3M936N5BQK4Va8RWtT0gK_6EfZT336f62EI5U

O destaque individual – que eu achei que seria a alemã Kristina Vogel, com um ouro e uma prata – acabou sendo o britânico Jason Kenny, com três ouros: no keirin e nas provas de velocidade individual e por equipes.

A segunda melhor atleta foi a mulher de Kenny, Laura Trott, com dois ouros. Acertei a vitória dela no omnium e da Grã-Bretanha na perseguição por equipes (só não sabia que ela faria parte da equipe).

Na foto acima o casal vencedor de cinco medalhas de ouro, Jason Kenny e Laura Trott.

O detalhe é que eu não tinha previsto nenhuma medalha para Kenny. Em duas das provas que ele ganhou eu tinha apostado na Alemanha e em uma na Polônia. Nenhum desses meus favoritos subiu ao pódio.

unnamed.jpg

O resultado é que a Alemanha só ganhou uma das quatro medalhas de ouro previstas por mim. A Austrália fez pior ainda: em vez de dois ouros, uma prata e dois bronze que imaginei, só levou uma prata e um bronze.

Além da Grã-Bretanha, a Holanda teve desempenho acima do esperado. Não previ nenhuma medalha para eles, mas levaram um ouro no keirin feminino, com Elis Ligtlee (na foto acima). Minha favorita ao ouro nessa prova era Kristina Vogel, que acabou levando ouro na velocidade individual. Vogel também foi bronze na disputa por equipes.

Meu percentual de acerto no ciclismo de pista foi baixo: 16,7%. Já no acerto de medalhistas foi razoável: 43,3%.

Leave a Reply

